Pesquisar

27 de ago. de 2011

Você está cansado (a) e sobrecarregado (a)?

Leitura: Mateus 11.25-30
Texto: Mateus 11.28

“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”.

Amados irmãos no Senhor Jesus Cristo

Quando proferiu estas palavras, o Senhor Jesus estava ensinando e pregando com seus discípulos nas cidades da Galiléia (11.1). Juntamente com seus discípulos, Jesus não só pregou o evangelho, mas também operou muitos milagres naquelas cidades. Mesmo assim, muitas pessoas não se arrependeram e nem creram em Cristo. Por isso, ele profere uma mensagem de juízo contra aquelas cidades incrédulas (Mt. 11.20-24). É interessante observar que depois dessa mensagem de juízo, o Senhor proferiu uma mensagem de graça e salvação para pecadores. Mas observe que antes de falar palavras de graça aos pecadores, Jesus se dirige ao Seu Pai Celeste com uma oração (Mt. 11.25-27). Esta oração de Jesus está ligada a este convite gracioso que ele faz aos pecadores. Jesus afirma que tudo lhe foi entregue por Seu Pai. Ele tem tudo o que o pecador precisa. Depois da oração Jesus volta ao povo com seu ensino e pregação. Ele oferece salvação aos pecadores. Ele chama os cansados e sobrecarregados para encontrarem descanso nele. Essa é a mensagem do nosso texto:

Jesus Concede Descanso Àqueles que Estão Cansados e Sobrecarregados

Quem são as pessoas cansadas e sobrecarregadas a quem Jesus se refere no nosso texto? De que elas estão cansadas e sobrecarregadas? Os cansados e sobrecarregados são o mesmo grupo de pessoas. Jesus enxergava diante de si pessoas esgotadas e exaustas por carregarem um peso nas costas. As palavras que Jesus usa aponta para o esgotamento físico por causa de um tipo de trabalho duro. Ele mesmo ficou cansado depois de uma viagem. Mas Jesus usa as palavras “cansados e sobrecarregados” para expressar não simplesmente o cansaço físico, mas principalmente o cansaço espiritual. Os cansados e sobrecarregados a quem Jesus se refere são as seguintes pessoas:

1. Pessoas oprimidas pelo jugo pesado das regras humanas impostas sobre elas pelos doutores da lei da época. Os escribas e fariseus que conheciam a lei de Deus e deviam ensiná-la corretamente ao povo de Deus, estavam escravizando as pessoas com suas tradições humanas. Eram mestres exigentes e rigorosos que ensinavam ao povo que a salvação vinha por meio da obediência à lei de Deus e às suas regras humanas. Assim, eles colocavam sobre os ombros do povo uma carga pesada que nem eles próprios podiam carregar. Jesus os repreendeu duramente por causa disso (Mt.23.4; Lc.11.46). Aqueles doutores da lei tornaram amarga e pesarosa a vida dos seus seguidores. Estes se atormentavam para cumprir todas as regras. Tinham muitas leis para cumprirem, mas não podiam fazer isso perfeitamente. E qual o resultado disso? Escravidão e incerteza; falta de paz na consciência por não cumprirem a lei. A consciência deles estava pesada por não conseguirem cumprir o que os seus mestres exigiam deles. Eles estavam cansados e sobrecarregados com as obrigações impostas sobre eles pelos escribas e fariseus.

O que Jesus diz a estes cansados e sobrecarregados? “Vinde a mim... e eu vos aliviarei... e achareis descanso para as vossas almas”. Jesus chama aquelas pessoas a primeiramente a confiarem nele – venham a mim, creiam que eu posso dar o descanso que vocês tanto precisam. Eu vos aliviarei: eu darei a paz de consciência que vocês não têm. Parem de se cansar em buscar a salvação nas obras da lei e creiam que eu posso salvá-los e dá-lhes o verdadeiro descanso. Em nossos dias há muitas pessoas cansadas e sobrecarregadas em buscar a salvação por suas obras. Há muitas regras humanas impostas sobre estas pessoas e elas não conseguem cumpri-las e, portanto, sentem-se cansadas, sem paz na mente e no coração. Mas Cristo está dizendo a estas pessoas: Venham a mim e eu vos aliviarei, eu lhes darei descanso. Não precisamos ficar cansados e sobrecarregados para buscar nossa salvação por nossas obras, mas tão somente ir a Cristo, confiar nele que cumpriu a lei de Deus perfeitamente e nos livra da obrigação de buscarmos a salvação por nossas próprias obras, algo que não podemos fazer. Descansemos na graça de Cristo que é suficiente para nossa salvação.

2. Pessoas sobrecarregadas de pecados: No seu ministério de pregação e ensino, Jesus se deparou com todo tipo de pecadores. Os que ouviram as palavras do nosso texto eram pecadores sobrecarregados de pecados (Lc.21.34; II Tm.3.6). Publicanos, prostitutas e todo tipo de pecadores ouviram as palavras de Jesus. Jesus chamou todas estas pessoas a fé e ao arrependimento. Ele veio buscar e salvar pecadores. Ele chama pecadores para serem libertos do peso do pecado quando diz: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”. Cristo oferece o alívio do perdão dos pecados aos que vêm a ele pela fé. Somente em Jesus Cristo há perdão para os que estão sobrecarregados de pecados. Cristo diz aos pecadores: venham a mim e eu vos aliviarei.

Esse chamado gracioso de Cristo é também para cada um de nós. Ele está nos chamando para receber o seu perdão. E como nós precisamos do perdão de Cristo. Somos pecadores e pecamos todos os dias. Às vezes, damos lugar ao pecado na nossa vida e não os confessamos a Deus. Nossos pecados, quando não confessados ao Senhor e abandonados, ferem a nossa consciência e nos deixam perturbados tanto física quanto espiritualmente. Davi sentiu isso na sua vida enquanto calou os seus pecados (Sl 32.3,4). Mas quando ele arrependido confessou o seu pecado, Deus o perdoou e ele encontrou descanso para a sua alma e se alegrou com o perdão de Deus. Cristo nos chama a abandonar o peso do pecado que nos deixa sobrecarregados e a buscar o perdão que só pode ser encontrado nele. Nele encontramos descanso para as nossas almas sobrecarregadas de pecados. Ele é o Filho de Deus que tem toda autoridade para perdoar pecados. Ele conhece a nossa fraqueza e se compadece de nós. Ele sabe que necessitamos do seu perdão. Ele deu perdão aquela mulher adúltera que foi acusada pelos doutores da lei: “eu não te condeno, vai e não peques mais” (Jo.8.11).

Na santa ceia, Jesus está dizendo à sua igreja: “Venham a mim vocês que estão cansados e sobrecarregados de pecados e eu vos aliviarei com o perdão que eu posso dar”. Nesta ceia ele nos relembra que todos os nossos pecados são perdoados somente por causa do seu sacrifício na cruz em nosso lugar. Esta santa ceia não é para pessoas perfeitas, mas para pecadores arrependidos que se detestam a si mesmos por causa dos seus pecados e buscam a vida e o perdão somente no Senhor Jesus Cristo. Deixemos nossos pecados (ira, inveja, avareza, amargura, imoralidade, preguiça) e descansemos no perdão que Cristo tem para nós. Ele nos dá alívio com o perdão dos pecados.

3 Pessoas cansadas dos problemas e aflições dessa vida: Cristo está falando também aquelas pessoas cansadas das dificuldades e aflições que são comuns à nossa vida aqui na terra. Nos dias de Jesus havia muitas pessoas afligidas com os problemas da vida (pobres, doentes, viúvas e órfãos, e outros necessitados). Não só naqueles dias, mas também hoje há muitos problemas que afligem as pessoas. Na verdade, a vida aqui na terra não é ainda uma vida de paz e conforto no paraíso. Por causa do pecado a vida é cheia de sofrimento e cansaço. O melhor dos nossos dias é canseira e enfado (Sl.90.10). Temos de trabalhar duro para obter o nosso pão. E chegamos a ficar esgotados por causa de tanto trabalho. Mas não é só isso. Há outras coisas que nos deixam sobrecarregados. Existem problemas como doença, desemprego, pobreza, solidão que afligem a nossa vida deixando-nos cansados e sobrecarregados. Como suportar tanto sofrimento? Onde encontrar descanso para as nossas almas aflitas e cansadas? Muitos buscam a paz para suas almas aflitas nos psicólogos modernos e nos remédios tranqüilizantes. Mas isso não traz verdadeiro alívio. Outros fazem pior: recorrem ao suicídio acabando com a própria vida para fugir dos problemas. Mas não este o caminho para encontrar alívio no meio das nossas aflições.

A única solução para encontrarmos descanso no meio do nosso sofrimento e do cansaço dessa vida é ir a Cristo (vinde a mim), quer dizer, é crer no Senhor Jesus, é entregar nossa vida com todas as nossas dificuldades aos cuidados do Nosso Salvador. É não ficar ansioso e desesperado com as aflições do tempo presente, mas saber que Cristo conhece as nossas necessidades e confiar que ele cuida de nós. Cristo nos chama a confiar nele e encontrar descanso para as nossas almas aflitas. Somente ele pode nos dar verdadeiro alívio e descanso. Tudo lhe foi entregue por seu Pai. Tudo que precisamos para nosso corpo e nossa alma nós temos em Cristo. Nele há consolo e paz para as almas cansadas com as aflições do tempo presente.

É o Filho de Deus que nos faz esta promessa graciosa: “... Eu vos aliviarei”. Ele dá descanso e refrigério às nossas almas. Ele é o Nosso Bom Pastor que refrigera a nossa alma e nos leva para as águas de descanso. Todos aqueles que vêm a Cristo pela fé encontram verdadeiro descanso. Apesar das aflições que nos deixam cansados nessa vida, já podemos desfrutar do descanso que Cristo nos oferece. Por meio do Seu Espírito e Sua palavra, ele nos consola e nos dá paz no meio das nossas aflições (Jo.14.27; 16.33). Somente quem conhece a Cristo e tem comunhão com ele pode experimentar do seu descanso já nesta vida. Os cansados e sobrecarregados que vão a ele pela fé são de fato aliviados. O SENHOR conserva em perfeita paz os que confiam nele (Is.26.3).

Além disso, o Senhor nos consola com a promessa do descanso eterno que ele tem para todos os que vêm a ele. Há um descanso eterno para o povo de Deus. Cristo está preparando um lugar maravilhoso para o povo de Deus onde não haverá nem dor, nem pranto, nem pecado, nem sofrimento, mas somente alegria, consolo e descanso total para aqueles cansados e sobrecarregados que atenderam ao chamado de Cristo e depositaram sua confiança nele. Ele está voltando para dar alívio aos que foram atribulados e afligidos na terra e confiaram nele (II Ts.1.7). Confiar nessa promessa traz consolo para nós no meio das nossas aflições, pois as aflições do tempo presente nem se comparam com a glória a ser revelada (Rm.8.18).

Enquanto Jesus não vem, a vida continua aqui na terra com toda canseira e enfado. Podemos ficar cansados e sobrecarregados como nossos pecados e aflições. Mas no meio do nosso cansaço, temos um Salvador Bondoso que nos salva por sua graça, nos dá o perdão de todos os nossos pecados e nos consola no meio das nossas aflições e que está voltando para nos dar pleno descanso. Ele nos mandou celebrar esta ceia em sua memória até que ele venha. Nesta ceia, Cristo refrigera a nossa alma. Ele não só nos garante o perdão dos pecados, mas também assegura a todos os fiéis que estes cearão com ele e com todos os santos no grande banquete do Cordeiro na glória do novo céu e da nova terra, onde se alegrarão e descansarão eternamente. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário